domingo, 21 de fevereiro de 2010

Santa ceia 7 metros ( arame em aluminio 2010 ) R . Gabriel Monteiro da Silva JD. Paulistano SP

Detalhe

A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO HIPPIE NA ARTE DE TRABALHAR COM AS MÃOS.


O movimento hippie, que surgiu nas décadas de 1960 e 1970, foi composto por grupos que rejeitavam os padrões de valores políticos e sociais, em repúdio à guerra do Vietnam. Os hippies erguiam sua bandeira em pró da paz, da liberdade e do amor livre. Seus trajes eram bastante modestos, despojados de qualquer vaidade; e optavam por uma vida livre de quaisquer compromissos. Criaram uma cultura nova, aderindo a execução de concertos de “rock” ao ar livre. Desenvolveram, também, uma forma alternativa de comércio através do artesanato (uma modalidade de arte manual), confeccionando objetos decorativos ou utilitários; arte que se conserva até hoje.

construção 45x40 2010 ( Arame em aluminio)

Detalhe

O arame para realizar esculturas é o material preferido pelo artista Laércio Alves da Silva, que reside no Litoral Santista. Seus trabalhos são executados com total liberdade, conforme as idéias criadas pela própria imaginação, nos momentos de inspiração.

O artista conta como começou a trabalhar com arame para desenvolver sua arte:

D. Quichote 25x 20 2009 ( Arame em aluminio )

Gestação 45x25 2009 ( arame em aluminio )

Cavalo 1,20x 80 2006 ( Arame em aluminio )

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Venus 45x26 ( Arame em aluminio 2007)

“Meu contato com o arame aconteceu em 1997, quando eu trabalhava para uma firma, chamada 'Robert Bosch', em Campinas (SP). Eu fazia os brindes promocionais para a empresa, aproveitando material reciclado. Certo dia, quando eu estava escolhendo o material que me seria útil para fazer meu trabalho, deparei-me com alguns rolos enormes de fios de cobre. Observando aquele material que eu tinha nas mãos, logo deduzi que poderia me utilizar daqueles fios para confeccionar minhas esculturas: arte que eu sonhava desenvolver.”

Flautista 30x20 ( arame galvanizado 2006 )


Laércio confessa que, no começo, não foi nada fácil realizar o que ele pretendia. As dificuldades, contudo, não o desanimaram. Com determinação e muita paciência, o artista foi pouco a pouco adquirindo habilidade em lidar com aquele material ao mesmo tempo em que criava sua própria técnica. Sua força de vontade fez com que seu trabalho fosse se aperfeiçoando cada vez mais!

Violeiro 50x 45 ( arame em aluminio 2005)

Coração Humano 25x 20 ( Arame em aluminio 2008 ))

Nascimento de venus tamanho natural ( arame em aluminio 2004 )


Hoje em dia, ele cria esculturas em arame com a maior facilidade. Tem total domínio sobre esse material e, às vezes, ele mesmo se surpreende com o resultado positivo do seu trabalho! "É muito gratificante!", ele conclui.

Detalhe

Charles chaplin (Arame em aluminio 2008 )

Muitas de suas criações foram apresentadas em várias exposições de arte e não raro costuma atender encomendas de clientes, como de prefeitos municipais e outras personalidades conhecidas. Entre os trabalhos que já realizou estão:

Homem Vitruviano, (em tamanho natural) escultura exposta na entrada do prédio da Unimed (Itapetininga)

Venus
, adquirido pela Prefeitura de Paulínia/SP.

Charlie Chaplin (em tamanho natural) exposta na entrada do cinema Santa Tereza, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

Cartola (em tamanho natural) obra realizada para a Escola de Samba “Mangueira”.

Iemanjá (uma obra ainda em projeto), a qual o autor pretende destinar à Prefeitura de São Vicente/SP.


Perfil

Nascido na cidade de Rio Claro (SP), Laércio estudou desenho artístico na Escola Arquimedes, de Campinas (SP), em 1987; e cenografia no Centro de Pesquisa Teatral Antunes Filho, em São Paulo, no ano de 1997.

Atualmente o artista mora no Litoral Santista, onde vive da sua arte. Ele costuma expor, vender e receber encomendas de seus trabalhos numa barraca que montou na praia dos Milionários, em frente à “praça dos Aposentados”.

Busto : Cartola ( Arame em aluminio 2007 )

Busto : Anima ( arame em aluminio 2007 )

Busto : Dr. Carlos Chagas ( Arame em aluminio 2009 )

Busto : Dr. Carlos Chagas ( Arame em aluminio 2009 )

Busto : Mario de Andrade ( arame em aluminio 2009 )

Busto Mario de Andrade ( arame em aluminio iluminado 2009 )

Busto : C. G. Jung ( arame em aluminio 2004 )